11 de abr. de 2012

NEGRO EM PRETO E BRANCO

     
  


  Em publicação financiada pelo FUMPROARTE,a organizadora  Irene Santos criou  uma forma diferente de  narrar a história dos afro-brasileiros,suas lutas, a exclusão,os preconceitos,a dignidade e a beleza: a história fotográfica da população negra em Porto-Alegre. Reuniu  uma equipe de poetas, fotógrafos, historiadores,jornalistas e outros profissionais das mais diversas áreas  para compor esta obra poética nos  seus elementos: texto e imagem. Em preto e branco, a publicação se intitula: Negro em preto e branco –História fotográfica da População Negra de  Porto Alegre.
      Mesclando palavra e imagens (sempre em preto e branco),o livro vai contando as histórias  de negros que superaram a discriminação racial pela luta  em várias áreas:esporte, música, estudo acadêmico, carnaval. Histórias que afirmaram a identidade e que têm como pano de fundo  um pedaço da História do Brasil  na palavra do Prof Guarani Santos.
        

      São personagens que também contam um pouco a História de Porto Alegre, do Parque da Redenção e de alguns bairros da Cidade.
      Esta  obra, que reúne elementos históricos e artísticos, é uma importante fonte de pesquisa, disponível na estante sobre a cultura negra no acervo bibliográfico do Arquivo Histórico de Porto Alegre. Fonte esta que também é produto de pesquisa, realizada em várias instituições, inclusive no AHPAMV.

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB