4 de abr. de 2012

Mais duas obras de Sergio da Costa Franco


                          
     Historiador, advogado e jornalista, mas sobretudo incansável pesquisador da história de Porto Alegre,Sergio da Costa Franco oferece aos leitores mais dois livros: Porto Alegre sitiada, em  2. edição (da Editora da Cidade da Secretaria Municipal da  Cultura), e Porto Alegre ano a ano,que  já estão na estante do acervo bibliográfico do AHPAMV.
     O primeiro livro trata do período de 1836 a 1840, tempo em que a  Cidade ficou sitiada pelos rebeldes farroupilhas. O autor  narra o cerco, os períodos de interrupção do sítio, e revela que  esses fatos não  mereceram maior atenção dos historiadores, que mitificaram os rebeldes, sem  uma análise mais profunda e abrangente dessa parte da história rio-grandense.
        
 
    
      O livro, recentemente lançado, Porto Alegre ano a ano - uma cronologia histórica 1732/1950, narra ano a ano, como nos diz o título,os fatos mais relevantes historicamente,pesquisados em fontes documentais, mas também nos acervos de jornais. Nestes mais de duzentos anos relatados no livro, o autor  viaja  pelos mais diversos assuntos que compõem a vida da Cidade. Inicia em 1732, com o relato da vinda dos primeiros estancieiros nos Campos de Viamão e termina em 1950 com vários relatos:incêndio na Repartição Central da Polícia,eleições para Presidente da República,fundação da Ospa, greve no serviço de bondes,etc. Em 1949,há relato de crise no abastecimento de água e energia elétrica e uma visita importante: o escritor Albert Camus em Porto Alegre.
           
       Estas duas obras têm dupla importância para o Arquivo Histórico de Porto Alegre:
1-a relevância para a pesquisa sobre a Cidade; 2- o uso de fontes do Arquivo,(além de  outras instituições),como base documental.
  

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB