O ano de 2012 inicia com a criação de duas novas atividades.Para as séries iniciais, foi desenvolvido o Projeto Onde está o patrimônio? O projeto inicia com uma vivência de reconhecimento da Instituição, visando à apresentação dos vários espaços do Arquivo: jardim com árvores centenárias, chalés europeus do século XIX, laboratório de restauração, sala de pesquisa, acervo e apresentação de fontes documentais.
documento e árvore, através da distribuição aleatória das
cartinhas representando estes elementos.
As equipes participarão do jogo Onde está o patrimônio? que
precisa ser encontrado no painel que esconde através das folhas secas das
árvores.
Mas para isto é preciso
descobri-lo através do baú das histórias que contém pergaminhos com histórias
de muitos bens patrimoniais que estão no Arquivo Histórico.
Um representante de cada equipe
retira do baú um pergaminho, e uma contação de histórias acontece para que a
equipe saiba qual o patrimônio a ser encontrado no painel.
As equipes ganham pontos cada vez
que o patrimônio da história é descoberto. Quando todos os pergaminhos forem
lidos, tem-se uma equipe vencedora que ganha como prêmio o “ Junta – cabeças: o quebra- cabeça
cooperativo”.
Este projeto já pode ser agendado
pelo telefone 3289.8284 ainda para o
primeiro semestre.
Para o segundo semestre, vamos
disponibilizar mais uma atividade para os estudantes das 5ª as 8ª séries: Projeto Cuidar para não esquecer.
A atividade prevê conhecer a
história dos chalés europeus que abrigam o Arquivo Histórico, através de um
vídeo que inicia com sua construção como casa de chácara, passando pelo período
de uso como escolas, terminando nos dias atuais.
Depois de assistir ao vídeo, os
estudantes conhecem o presente das casas: o Arquivo Histórico com seus vários
espaços voltados à conservação e à preservação
documental numa visita guiada.
Terminada a visita, formamos 3
equipes: gradil, lambrequim e postigo que participarão de uma gincana, estando
suas tarefas classificadas,organizadas
como documentos de acervo.
Para realização das tarefas, será
preciso uma pesquisa histórica com
fontes documentais: lei de tombamento dos chalés, fotos do dossiê de restauração,
motivos da lei de tombamento, além de uma observação detalhada das duas casas
de modo a identificar suas semelhanças. O prêmio para os vencedores da gincana
é um certificado em forma de documento atestando seu conhecimento do
patrimônio.
Maiores informações podem ser
disponibilizadas pelo email rosanef@smc.prefpoa.com.br
0 comments:
Postar um comentário