18 de abr. de 2012

Programa de Educação Patrimonial do Arquivo Histórico lança novos projetos





O ano de 2012 inicia com a criação de duas novas atividades.Para as séries iniciais, foi desenvolvido o Projeto Onde está o patrimônio? O projeto inicia com uma vivência de reconhecimento da Instituição, visando à apresentação dos vários espaços do Arquivo: jardim com árvores centenárias, chalés europeus do século XIX, laboratório de restauração, sala de pesquisa, acervo e apresentação de  fontes documentais.Na sequência da atividade, as crianças são divididas nas equipes: casa, rocha, livro,

documento e árvore, através da distribuição aleatória das cartinhas representando estes elementos.




As equipes participarão do jogo Onde está o patrimônio? que precisa ser encontrado no painel que esconde através das folhas secas das árvores.


 



Mas para isto é preciso descobri-lo através do baú das histórias que contém pergaminhos com histórias de muitos bens patrimoniais que estão no Arquivo Histórico.








Um representante de cada equipe retira do baú um pergaminho, e uma contação de histórias acontece para que a equipe saiba qual o patrimônio a ser encontrado no painel.
As equipes ganham pontos cada vez que o patrimônio da história é descoberto. Quando todos os pergaminhos forem lidos, tem-se uma equipe vencedora que ganha como prêmio o  “ Junta – cabeças: o quebra- cabeça cooperativo”.







Este projeto já pode ser agendado  pelo telefone 3289.8284 ainda para o primeiro semestre.

Para o segundo semestre, vamos disponibilizar mais uma atividade para os estudantes das 5ª as 8ª séries: Projeto Cuidar para não esquecer.
A atividade prevê conhecer a história dos chalés europeus que abrigam o Arquivo Histórico, através de um vídeo que inicia com sua construção como casa de chácara, passando pelo período de uso como escolas, terminando nos dias atuais.


imagens do video




Depois de assistir ao vídeo, os estudantes conhecem o presente das casas: o Arquivo Histórico com seus vários espaços voltados à conservação e  à preservação documental numa visita guiada. 

Imagem do video



Terminada a visita, formamos 3 equipes: gradil, lambrequim e postigo que participarão de uma gincana, estando suas tarefas  classificadas,organizadas como documentos de acervo.







Para realização das tarefas, será preciso  uma pesquisa histórica com fontes documentais: lei de tombamento dos chalés, fotos do dossiê de restauração, motivos da lei de tombamento, além de uma observação detalhada das duas casas de modo a identificar suas semelhanças. O prêmio para os vencedores da gincana é um certificado em forma de documento atestando seu conhecimento do patrimônio.

Maiores informações podem ser disponibilizadas pelo email rosanef@smc.prefpoa.com.br







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