24 de ago. de 2011

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ARQUIVO HISTÓRICO

                                        UMA REFLEXÃO NO DIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

                                    



Ao longo do ano de 2011, o Arquivo Histórico oferece formação para os professores da rede de ensino municipal - SMED com o intuito de torná-los mediadores da relação Arquivo/ escola. Já foram realizados três encontros no primeiro semestre.


O segundo semestre começou com uma atividade de formação para que os educadores que atuam nas bibliotecas escolares pudessem conhecer o patrimônio guardado na Instituição, bem como os projetos de Educação Patrimonial, que preparam crianças e jovens para a valorização e reconhecimento desse patrimônio. Realizada no dia 17 de agosto, Dia do Patrimônio Cultural, envolveu a participação de 39 profissionais mobilizados pela parceria do Arquivo Histórico com a Direção das bibliotecas escolares da Secretaria Municipal da Educação,transformando o dia em momento de trocas muito especiais

Inicialmente, os professores fizeram uma visita guiada reconhecendo o patrimônio natural da Instituição representado pelo parque externo, que contém espécimes centenárias da flora local, nosso patrimônio edificado-os chalés do século XIX - e também o patrimônio documental acolhido num espaço especialmente construído para sua conservação.

 Na sequência da atividade, foi detalhado o Programa de Educação Patrimonial. Nesse momento, os educadores conheceram cenários , figurinos, material didático, assim como a metodologia utilizada para tornar este patrimônio acessível aos nossos estudantes.






  
A ideia desta formação é qualificar o professor para utilizar os projetos de educação do Arquivo como apoio parapedagógico ao seu planejamento de aula, uma vez que os temas e foco das atividades são também discussão nos currículos escolares.


Este encontro com os educadores foi uma forma de vivenciarmos o Dia do Patrimônio de maneira especial, pois refletimos sobre como educar a comunidade escolar para a preservação dos bens patrimoniais, superando,através da memória,a cultura do efêmero.

  


Sem o público nada disso seria possível, por isso agradecemos a participação de todos, colocando-nos à disposição das escolas municipais, reconhecendo-as como protagonistas do incansável trabalho de formar cidadania, para o qual oferecemos apoio com as atividades de educação patrimonial disponíveis na Instituição.

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB