21 de set de 2010

Paço Municipal

A sede do governo do município de Porto Alegre está fazendo 109 anos de existência. Foi na administração do engenheiro José Montaury de Aguiar Leitão que a Cidade ganhou a primeira sede da Intendência. O local escolhido para erguer o Paço foi o aterro da antiga doca do Carvão, às margens do Rio Guaíba, no centro de Porto Alegre. O prédio de estilo neoclássico foi projetado pelo arquiteto veneziano João Carrara Colfosco. A pedra fundamental foi lançada em 5 de abril de 1898, e a construção iniciou em 28 de setembro deste mesmo ano. Foi concluída em abril de 1901. A obra custou 500 contos de réis.






Além de ser a sede da Intendência, o prédio abrigava outros setores públicos, tais como : a Secretaria, a Contabilidade, a Tesouraria e Arrecadação, além do Arquivo, da Inspetoria de Veículos, da Assistência Pública e do primeiro Posto Policial, com sua respectiva cadeia. Os prisioneiros ficavam em celas com latrinas instaladas no porão ao lado dos banheiros utilizados pelos funcionários.


Na Praça Montevidéu, em frente ao Paço, encontra-se outro importante monumento da capital gaúcha. Construída para sinalizar o marco zero da capital, a Fonte Talavera só foi inaugurada na Praça Montevídeu em 1935. O presente do governo espanhol foi uma homenagem pelo centenário da Revolução Farroupilha. O jornal Correio do Povo, de 25 de outubro de 1935, noticiou a festiva inauguração do monumento.









0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB