7 de out de 2010

Brincando no Arquivo

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar-se de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o Dia das Crianças.

No Brasil, a data foi criada por um político, na década de 1920. O Deputado Federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças. Os deputados aprovaram a ideia, e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes. Entretanto, somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson, para aumentar suas vendas, lançando a "Semana do Bebê Robusto", é que a data passou a ser comemorada.

Como não poderia ser diferente, o Arquivo Histórico de Porto Alegre realiza o Brincando no Arquivo, evento comemorativo ao Dia da Criança, realizado desde 2005. O evento,marcado para o dia 20 de outubro, tem como intuito valorizar a infância, com diversas atividades voltadas para crianças carentes.

Cada ano, o Brincando no Arquivo apresenta uma temática diferente. Em 2005, a temática foi "Personagens do Arquivo" e contou com as tendas da leitura e das artes plásticas. Em 2006, o diferencial foi a oficina de máscaras. No ano de 2007, o evento teve atrações como o "Cinema no Arquivo", contação de histórias e a tenda da pintura. Em 2008, a atividade girou em torno das oficinas de música e confecção de instrumentos com materiais recicláveis. Em 2009, o evento não foi realizado.
Entretanto em 2010, está tudo preparado para a temática " Brinquedos: reutilizar,criar e brincar " , que vai unir sustentabilidade e preservação na oficinas de brinquedos feitos com garrafas pet.









0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB