14 de set. de 2010

Semana Farroupilha

A data simbólica do 20 de setembro é atualmente comemorada através da Semana e do Acampamento Farroupilha. Entretanto, nem sempre foi assim. Ao longo da história, a forma dos festejos modificaram-se.

Diversos números do jornal "Correio do Povo" da década de 1920, destacam o caráter solene e cívico da comemoração. Por ser feriado estadual, as repartições públicas, bancos e algumas lojas do comércio não abriam suas portas. A bandeira do Rio Grande do Sul era hasteada na fachada de todos os prédio públicos. Nos estabelecimentos de ensino os festejos se destacavam pela declamação de discursos, banda de música e desfiles.






O ano de 1935 foi um marco nas comemorações da capital. A celebração do centenário da revolução farroupilha foi grandiosa. A festa contou com uma grande exposição, corridas de cavalos, navios atracados no cais do porto e uma grande parada militar com 4 mil homens. Convidados ilustres marcaram as solenidades. A presença do presidente Getúlio Vargas, de representantes de todos os estados do Brasil e dos embaixadores do Uruguai e Argentina foram um dos pontos altos da festa.





Neste ano de 2010, as comemorações ocorrem de 07 a 20 de setembro, encerrando com o tradicional desfile farroupilha. Para mais informações, acesse Acampamento Farroupilha

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB