10 de mai. de 2019


3ª Semana Nacional de Arquivos

03 a 07 de junho


Prezados leitores,

   De 03 a 07 de junho o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV) estará promovendo atividades comemorativas à 3ª Semana Nacional de Arquivos. Semana na qual as instituições arquivísticas estarão promovendo atividades em todo o país. A data se refere à semana em que se comemora o Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho). A data foi estabelecida pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) em homenagem aos arquivos, fazendo parte de um calendário internacional. O ICA lança um tema diferente a cada ano para inspirar os eventos. O deste ano é Desenhando Arquivos (Designing the Archives): “em tradução literal, diz respeito a uma perspectiva que ultrapassa aspectos relacionados ao design dos arquivos e de seus espaços. A intenção é colocar as pessoas no centro do fazer arquivístico, com vistas a integrar a sociedade promovendo um sentido de pertencimento. Essa abordagem oferece aos arquivistas e aos gestores de documentos e informações uma oportunidade de aproximar suas práticas das demandas socioculturais e políticas, demarcando de forma mais clara os arquivos como espaços de exercício pleno da cidadania.
   A projeção dos arquivos, segundo o Conselho Internacional de Arquivos, explora o uso da empatia, da inovação, da experimentação, da criação de modelos de sistemas de recordkeeping – referentes à criação, uso, manutenção e avaliação de documentos de acordo com necessidades e responsabilidade administrativas, financeiras e legais –, de estruturas de governança informacional, de programas e serviços arquivísticos e de espaços de arquivamento, eletrônicos ou em edifícios. Consiste, portanto, em ações que permitem mostrar o quanto a gestão de documentos e informações está presente nos mais variados setores, da arquitetura à moda, da engenharia ao gerenciamento ambiental.
   Esta edição da Semana Nacional de Arquivos propõe, ainda, discussões sobre as estruturas, os processos e as entregas diretas das instituições arquivísticas para a sociedade e, desse modo, expressa conformidade com a declaração da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura, estabelecendo 2019 como o Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória. “.



   Na tabela a seguir divulgamos a programação das atividades que serão promovidas pelo Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV).



Equipe AHPAMV

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB