30 de abr. de 2019

01 de Maio – Dia Internacional do Trabalhador



Prezados leitores,


   O Dia Internacional dos Trabalhadores é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente no dia 1º de maio, em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.


    A homenagem remonta ao dia 1º de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago, com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas.


    No período entre-guerras, a duração máxima da jornada de trabalho foi fixada em oito horas, na maior parte dos países industrializados. 


   No calendário litúrgico, o dia celebra a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.

     Na capital gaúcha, um trabalhador gráfico se destaca como líder sindical. De origem humilde, conhecedor da língua alemã, excelente orador e culto, é Francisco Xavier da Costa esta pessoa. Ele é nome de rua, foi vereador em Porto Alegre por mais de uma legislatura e ficou conhecido entre os políticos e historiadores pela sua habilidade de negociar os confrontos ocorridos durante a Greve de 1906. Esta famosa greve, marco de organização do operariado porto-alegrense e gaúcho, teve como principal bandeira a luta pelas oito horas de trabalhos diárias. O sindicalista Francisco Xavier da Costa, na sua trajetória política, circulou entre socialistas e anarquistas. Inovou os quadros do poder no Rio Grande do Sul, quando eleito Conselheiro Municipal pela legenda do Partido Republicano Rio-grandense - PRR; sendo o primeiro operário a ocupar o cargo de vereador na história política de Porto Alegre. Documentos referentes à vida e a obra de Francisco Xavier da Costa foram doados por familiares ao Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV). Os documentos doados formaram no AHPAMV o Fundo Privado Francisco Xavier da Costa.

   Neste “Dia Internacional do Trabalhador” a equipe do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV) parabeniza a todos os trabalhadores e, em especial, aos trabalhadores das mais diversas instituições de memória responsáveis por proteger nossos patrimônios históricos (Arquivísticos, Biblioteconômicos, Museológicos, Arquitetônicos, Naturais e Imateriais).

    Parabéns trabalhadores!

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador

e

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB