9 de abr. de 2019

09 de Abril – Dia Nacional da Biblioteca



Foto do Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro

Um Decreto brasileiro datado de 09 de abril de 1980 instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da  Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 09 de abril é conhecido como o Dia Nacional da  Biblioteca. 

   Em caráter de curiosidade, a Semana Nacional do Livro e  da Biblioteca é comemorada de 23 a 29 de outubro, e o  Dia do Bibliotecário foi determinado para o dia 12 de março: data de nascimento do publicitário, escritor e  poeta cearense Manuel Bastos Tigre, que exerceu a função de bibliotecário por 40 anos, sendo considerado o primeiro bibliotecário por concurso do Brasil. 

   A comemoração desta data é essencial para  relembrarmos a importância da leitura. Conforme define Carlos Drummond de Andrade em frase  célebre sobre a leitura. "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a  quase totalidade, não sente esta sede".

   Os livros são importantes tanto para a formação cultural  como a formação de uma pessoa como cidadã.

   Em uma de suas palestras, Bill Gates declarou: "Meus  filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes  de escrever – inclusive a sua própria história". Por que não seguir este exemplo?

   Em 01 de julho é celebrado o Dia Mundial da Biblioteca; data que também visa à conscientização sobre a importância da leitura.

   O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho – AHPAMV possui uma biblioteca de apoio, especializada na história de nossa capital gaúcha, denominada “Walter Spalding”, um dos diretores da instituição nos anos 1930 e renomada figura pública. A biblioteca preserva sua coleção pessoal de livros, muitos autorais, sobre a história gaúcha e brasileira.

Boas leituras

Equipe AHPAMV 

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB