26 de mar. de 2019

Aniversário de Porto Alegre: 247 Anos


Prezados leitores,



   No dia 26 de março de 1772 era fundada a cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, por 60 casais de portugueses açorianos que tinham sido mandados pelo rei de Portugal para povoar a região sul do Brasil. Nesta data o “Porto dos casais” foi elevado à condição de Freguesia passando a chamar-se “Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais” através de uma Portaria Eclesiástica. Esse primeiro nome foi alterado em 18 de janeiro de 1773 para “Freguesia de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre”. Em 25 de julho de 1773, o governador da capitânia do Rio Grande de São Pedro, cel. José Marcelino de Figueiredo, transfere a capital do “Continente”, sediada em Viamão desde 1763, para a Freguesia de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. A primeira sessão da Câmara Municipal na nova capital ocorreu no dia 06 de setembro de 1773. Pelo alvará de D. João, Príncipe Regente, em 23 de agosto de 1808, Porto Alegre é elevada à categoria de Vila. E em 14 de novembro de 1822 por Carta de Lei assinada pelo Imperador D. Pedro I, a Vila de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre é elevada à categoria de cidade.




Laçador poderá ser visto bem de perto na Semana de Porto Alegre



   Este ano a Coordenação de Memória Cultural (CMC) da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) esta promovendo o evento “Semana de POA - VISITE O LAÇADOR”.


   Durante a Semana de Porto Alegre, a população terá a oportunidade de ver bem de perto um dos principais monumentos do Rio Grande do Sul: o Laçador, símbolo oficial da Capital a obra mais importante do escultor Antônio Caringi. A estátua terá um andaime em seu entorno, onde o público poderá subir para observá-la. A partir das 10h desta quinta-feira, 28, até o dia 31, o público poderá subir na estrutura para observar a estátua. Às 15h desta quinta, haverá a solenidade oficial de abertura, com autoridades. Nos demais dias, o horário será das 10h às 17h.

   Uma equipe da Secretaria Municipal da Cultura estará no local para falar sobre a história do monumento e o processo de restauração do Laçador, que começará em breve pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon).. Em 2016 o monumento recebeu um diagnóstico sobre a sua necessidade de restauro em workshop, em que participaram diversos funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, ministrado pelo francês Antoine Amarger e Dra. Virgínia Costa (UFRGS).



História - O Laçador foi modelado por Antônio Caringi em 1954, tendo como modelo o folclorista Paixão Côrtes (falecido em 27 de agosto de 2018), e venceu um concurso para escolha do Símbolo do Gaúcho. Naquele mesmo ano, a escultura em gesso também foi apresentada na cidade de São Paulo, em exposição internacional.

   Somente em 20 de setembro de 1958, já fundido em bronze, o Laçador foi inaugurado no extinto Largo do Bombeiro, no início da avenida Farrapos, à entrada de Porto Alegre. Em 1992, por lei municipal, a estátua foi declarada Símbolo Oficial de Porto Alegre. Em 2007, foi transferida para onde está atualmente, próximo ao Aeroporto Salgado Filho, e instalada em uma estrutura elevada. O local é conhecido como "Sítio do Laçador".

Confira aqui a programação completa da Semana de Porto Alegre:


Equipe AHPAMV



0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB