4 de jul. de 2013

...o acervo por si só não garante sua acessibilidade...



Nos últimos  meses, tenho visitado, quase que diariamente, o Arquivo Histórico de Porto Alegre com o  objetivo de pesquisar seu acervo. Neste período, tenho tido o prazer, para além da minha pesquisa, de observar seu funcionamento e a  importância para a Cidade como fonte de informação e conhecimento.

  Imagino que muitas pessoas desconheçam o trabalho que lá é feito, e por este motivo,  fiz questão de registrar aqui minhas impressões sobre o trabalho desenvolvido por seus funcionários, bem como a indiscutível importância do Arquivo como fonte  de  informação, preservação, conhecimento e reconhecimento da História.
     Como arquivista, sinto-me especialmente orgulhoso por termos acesso, com grande qualidade, aos documentos pertencentes ao acervo,ampliando a razão de existir dos  arquivos históricos que é tornar acessível a um maior número de pessoas suas referências do passado, na construção para o entendimento do futuro. Saliento,ainda, que o acervo por si só não garante sua acessibilidade, por isto é importante ressaltar a qualidade técnica dos seus funcionários, os quais proporcionam aos pesquisadores e demais visitantes, a eficácia e o bom atendimento para a conclusão das suas demandas.


Maurício Ramos     

Arquivista 



0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB