14 de mar. de 2013

Um fomentador de cultura


        Na terça-feira,dia 05 de março deste ano (2013),esteve presente aqui no Arquivo Histórico de Porto Alegre o jornalista e ex-funcionário da Prefeitura da capital o Sr. Luis Carlos Machado Lisboa a fim de conferir o trabalho técnico realizado em seu acervo,doado a este Arquivo em razão da importância de sua atuação para a vida cultural da Cidade. Entre suas realizações,destacam-se a criação do Brick no parque da Redenção em Porto Alegre no final dos anos 1970 e a idealização do Festival de Cinema de Gramado.
   
         Na sua vida profissional,dedicou-se à área da comunicação tendo atuado como repórter e correspondente internacional na Espanha e França, na Revista do Globo; na televisão porto-alegrense foi apresentador na TV Piratini, aparecendo na TV Gaúcha e,em 1980 a 1981, teve programa diário de cultura na TVE. Membro das relações consulares do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, além de colunista da Revista Vogue em São Paulo; foi relações públicas de empresas e do Escritório do Governo do Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro durante sete anos. Jornalista de carreira da Prefeitura de Porto Alegre, foi nesta: Oficial de gabinete das Secretarias de Administração e Governo Municipal, Chefe de Relações Públicas, Diretor substituto da extinta Divisão de Cultura, Assessor Especial e Chefe do cerimonial do Gabinete do Prefeito. Durante um ano,secretariou a revista Edição Extra, em São Paulo.
      Luiz Carlos M. Lisboa organizou também diversas exposições, foi o criador da 1ª coluna de sociedade diária e o encarregado de Imprensa do I Salão de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Elaborou o plano de Planejamento Turístico da cidade de Gramado/RS; foi crítico de arte, de teatro e cinema, e é autor do livro Marisa Prado – A Estrela, o Mistério, da Coleção Aplauso, editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
     Seu vasto e rico acervo pessoal, colecionado ao longo de sua vida e carreira profissional, inclui uma coleção  de jornais e revistas(muitas edições  não mais existentes)e remete a diferentes fatos e momentos históricos,desde o final dos anos 1940 até os dias de hoje,compondo uma rica e variada fonte de pesquisa para diferentes temas além dos relacionados à história da cultura e das artes em Porto Alegre, no Estado, no Brasil e no mundo, especialmente na Europa.
    Pelo seu papel relevante na construção da história da Cidade, em especial na área da cultura e no campo das artes,  está sendo disponibilizado para pesquisa das gerações futuras seu acervo particular. 






1 comments:

Juliano disse...

Ele ainda é vivo? Bem provável que seja o filho de um tio-avô meu

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB