30 de out de 2012

DOCUMENTO HISTÓRICO:OBJETO DA EP 4


Documentos usados na Educação Patrimonial 4 -
Auditório Araújo Viana e a música

O auditório Araújo Vianna é símbolo de espaço cultural na cidade de Porto Alegre. Sua História vem de longe, mais precisamente,da década de 20 do século passado quando o governo de Otávio Rocha remodela o centro e abre novas vias na Cidade. Lembrado por seu notável olhar para a cultura, ele aceita a sugestão do amigo Pereira da Silva,médico que,numa viagem à Alemanha,conhece um auditório aberto e com concha acústica. Então,inaugura,no dia 19 de novembro de 1927,um espaço para 1.200 pessoas na Praça da Matriz.



O primeiro auditório com seus bancos de cimento onde hoje é a Assembléia legislativa (Revista do Globo/ 1929).



Fonte:  livro Auditório Araújo Vianna-30 anos de Elisabete Tomasi e Simone Derosso. Porto Alegre: Unidade editorial, 1994

As principais apresentações envolviam a música: foi sede da Banda Municipal, recebia corais, grupos folclóricos e servia de palco para ensaios de óperas. Em 1967, ele é totalmente transferido para sua nova sede na Redenção, deixando o espaço na Praça da Matriz para a Assembleia legislativa.


O auditório já na Redenção, inaugurado em 1964, com capacidade para 4.500 pessoas (  capa do Livro Araújo Vianna – 30 anos)
  

Foto do convite da inauguração acontecida no dia 12 de março


O nome do auditório é homenagem ao grande maestro gaúcho que é conhecido como compositor oficial de Porto Alegre. Sua obra mais importante é Carmela que vemos discutida no jornal abaixo depois da apresentação no Theatro São Pedro em 1902.



 Fonte:  Jornal A Federação – 1902

  


Aqui, anúncio dos espetáculos apresentados no Theatro São Pedro com menção à ópera Carmela

Esta documentação mostrada aos estudantes permite ampliar a discussão sobre a experiência musical que é uma arte feita de muitos elementos, perpassando toda a história da humanidade.

No Projeto Sons da natureza: a expressão sonora da vida, há um cenário especialmente montado contendo: harpas, flautas egípcias, cítaras, lira romana, a caixinha de música, o gramofone, a vitrola,   instrumentos que permitem aos personagens Simphonius e Modulatus interagir com as crianças, contando de forma mágica a  história da música feita, também, de documentos.




Fotos:cenários e personagens


Os projetos de Educação Patrimonial da Instituição estão disponíveis às escolas gratuitamente. Agendamento  com Rosane Fluck Fone:32197900 ou 32898284









0 comentários:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB