23 de nov de 2011

A Educação Patrimonial no Ano de 2011




   Completando mais um ano de existência, o Programa de Educação Patrimonial do AHPAMV  realiza seu balanço anual.  Organizando suas ações, o Programa passa a atuar em 3 eixos  distintos: formação de professores, atividades  e polinização do conhecimento.

Cada eixo contempla objetivos específicos voltados ao reconhecimento desta Instituição como um espaço público onde a história porto-alegrense está como memória salvaguardada para as gerações futuras.

Eixo 1 - FORMAÇÃO - objetiva qualificar o professor da Rede Municipal de Ensino para que este atue como um mediador qualificado da relação Arquivo/aluno. Foram oferecidas 6 formações que contaram com 157 professores.


Esta formação estará disponível no ano de 2012 para as escolas municipais com interesse em qualificar seus professores para melhor uso do Arquivo Histórico de Porto Alegre em atividades especialmente criadas para atendimento ao público escolar.


Eixo 2 – ATIVIDADES- O envolvimento do público com o Arquivo Histórico  se deu pela participação nos projetos e nas visitas guiadas que  descortinam esse universo de bens patrimoniais formado  pelo patrimônio natural , pelo patrimônio arquitetônico e pelo patrimônio documental. Foram realizadas 81 atividades nas quais houve a participação de mais de 1900 pessoas. Destas  mais de 70% são estudantes de instituições públicas.




Na condição de apoio parapedagógico,  as atividades contemplam também conteúdos tradicionais dos currículos escolares ( folclore, ecologia, história da cidade, fontes históricas, música, artes) e estarão disponíveis em 2012 já no início do ano letivo através das reservas feitas por professores que incluírem no seu planejamento uma visita ao Arquivo.


Eixo 3 - POLINIZAÇÃO - contempla uma série de ações, nas quais o conhecimento em Educação Patrimonial já acumulado é disponibilizado. Dentre estas ações, salientam-se os dois estágios curriculares oferecidos: Observação do processo ensino –aprendizagem para os estudantes de Psicologia da UFSCPA  e prática em Educação Patrimonial para os licenciaturas em História, além da parceria com a Escola Municipal Emílio Meyer no curso de Magistério.


Como um espaço também de formação, o AHPAMV busca se qualificar para melhor atender  alunos das diversas universidades e distintos cursos em visitas guiadas especialmente pensadas para atender diferentes interesses.

Os 3 eixos propiciaram atingir diretamente mais de  2200 pessoas. Divulgar estes números é mais um dever da Instituição que,como espaço público,  deve esta transparência à comunidade.


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