26 de mai. de 2010

AHPAMV Recebe Doação de Coleção da Revista Eu Sei Tudo



O Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho acaba de receber a doação de uma coleção da revista Eu Sei Tudo. A publicação, que circulou no país na primeira metade do séc. XX e que hoje é objeto de colecionadores, impressiona pela qualidade gráfica e arrojo das fotografias. A diversidade de temas como o cinema, a moda, as descobertas científicas, além dos anúncios publicitários, dão ao pesquisador um valioso retrato do cotidiano daquele período de intensas mudanças no Brasil e no mundo.

A revista ainda destaca em textos e fotos várias cidades do interior do Rio Grande do Sul como Rio Pardo, Montenegro e Santana do Livramento. Entre as reportagens, há uma preciosidade na edição de abril de 1928. O abandono sofrido naquele momento pelas ruínas de Igreja de São Miguel das Missões – tombada em 1983 pela Unesco - é denunciado pelo historiador da época Escragnolle Doria. Membro do Instituto Histórico-Geográfico Brasileiro, ele faz a defesa da preservação daquele patrimônio e registra em fotos as “figueiras bravas, de seivas poderosas” que, segundo ele, invadiam o templo jesuítico.


A coleção foi doada por Jorge Appel Soirefmann e pertencia a seu avô Plínio Lacerda Appel. Os volumes encontram-se em processo de higienização e recolhimento ao acervo. São 55 encadernações, do período de 1917 a 1936, com previsão de disponibilização para consulta a partir de junho de 2010.

1 comments:

Jackson Guterres disse...

Que belo tesouro!
Muito legal esta coleção, a bem da verdade nem conhecia! Fiquei muito curioso!

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB