26 de mar. de 2020

Aniversário de Porto Alegre

248 anos


   Em comemoração ao aniversário da cidade de Porto Alegre, estaremos presenteando os pesquisadores com uma série de vídeos com entrevistas de ícones da história portalegrense: primeiro vídeo vai ser com o historiador Sérgio da Costa Franco falando sobre as possibilidades de pesquisa histórica sobre a cidade de Porto Alegre: seus acervos, as características das fontes históricas documentais e quais histórias elas contam e quais deixam de contar.

Sérgio da Costa Franco 
(Jaguarão, 12 de junho de 1928) é um historiador,advogado e jornalista brasileiro. 

   Filho do juiz Álvaro da Costa Franco e de Gilda Werneck da Costa Franco, ainda na infância mudou-se para Porto Alegre, onde concluiu o curso secundário em 1945, no Colégio Anchieta. Formou-se em Geografia e História pela UFRGS em 1948 e em seguida em Direito, pela mesma universidade, em 1954. 

   Foi professor de ensino médio de 1947 a 1968, e chefe de comunicação regional do IBGE entre 1949 e 1952. Neste ano fez concurso para o Banco do Brasil, onde trabalhou como escriturário até 1957. A partir daí fez carreira no Ministério Público do Rio Grande do Sul. Foi Promotor de justiça nas cidades gaúchas de Encantado, Quaraí, Soledade, Erechim e Porto Alegre, promovido a Procurador de Justiça em 1976 e aposentado em setembro de 1977. 

   Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, foi seu presidente de 1996 a 1998. Também é membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 

   Jornalista desde 1949, publicou crônicas e textos históricos em diversos jornais. Autor de diversos livros, alguns reunindo crônicas, mas a maior parte dedicados à pesquisa histórica, principalmente à memória de Porto Alegre.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_da_Costa_Franco


Atenciosamente,

Equipe AHPAMV

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB