31 de ago. de 2017

Giba Giba,Cidadão Emérito de Porto Alegre

Exposição de Motivos e Projeto de Resolução que concedem o título honorífico de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Gilberto do Amaro Nascimento, o “Giba Giba”.

Estes documentos tratam da apresentação da Exposição de Motivos, Processo n.º 1807/91, e Projeto de Resolução n.º 29/91 à Câmara de Vereadores de Porto Alegre, visando à concessão do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Giba Giba, pelo então vereador João Motta, no ano de 1991. O título foi concedido através da Resolução n.º 1116/91.
Gilberto Amaro do Nascimento, o “Giba Giba”, negro, gaúcho, foi um grande músico e representante das causas populares, sobretudo através das manifestações artísticas. Auxiliou na criação da primeira escola de samba de Porto Alegre, a Academia de Samba Praiana, tendo também desempenhado papel fundamental na recuperação e valorização do instrumento musical do Sopapo, tambor próprio do sul do Brasil, utilizado durante muito tempo nos carnavais em Pelotas. Através do instrumento, conseguiu valorizar parte da cultura e da memória afro-gaúcha, demonstrando a diversidade produzida por aqueles que forçosamente vieram para o sul do Brasil, através da singularidade do tambor do Sopapo.
Ligado aos movimentos negros, foi assessor de assuntos afro-açorianos da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Nascido em Pelotas, no ano de 1940, faleceu em Porto Alegre, no ano de 2014, sendo reconhecido amplamente por sua trajetória de prêmios, homenagens, e lutas pelas causas dos movimentos negros e populares.


















Estes documentos integram o acervo da Secretaria Municipal da 

Cultura e estão à   disposição dos pesquisadores no Arquivo 

Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho nos seguintes dias e 

horários:



Segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min, sem fechar ao 

meio-dia.

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB