20 de ago. de 2016

Curiosidades do Acervo do AHPAMV (08)


  
Funcionários municipais de Porto Alegre contribuem para comprar avião



    Em 1944, funcionários municipais de Porto Alegre enviaram um memorial ao Prefeito Loureiro da Silva, com elogios ao ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, ao mesmo tempo, solicitando oportunidade de contribuir financeiramente para a aquisição de um avião a ser doado à FAB (Força Aérea Brasileira) para ser usado nos combates.Para viabilizar essa intenção, autorizaram o desconto de um dia de salário, em setembro do mesmo ano.

      Pedem também que o Prefeito Loureiro da Silva seja o primeiro a assinar a autorização  do desconto. Das   542    assinaturas do documento,a primeira é  a do Prefeito Loureiro da Silva. Podemos ler no segundo parágrafo,da página 02:

   “Querem,por fim,os  serventuários desta Prefeitura,solicitar-lhe que, antes de exarar o seu despacho neste memorial,no uso de suas altas atribuições de administrador do Município,se sirva lançar sua assinatura,como funcionários,na linha abaixo,nº1,que lhe está especialmente reservada,significando assim a autorização para o desconto dos próprios vencimentos de V.S.”














Fonte:Relatórios Especiais  do Prefeito
Fundo Documental: Gabinete do Prefeito (documento:Memorial sobre a contribuição do funcionalismo para a aquisição de avião)

Disponível para pesquisa no AHPAMV


     


0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB