25 de abr. de 2016

Sistema Métrico em Porto Alegre



            Sistema métrico,algo que está tão presente no nosso cotidiano e às vezes nem percebemos o quanto... Quando vamos ao supermercado para fazer as compras da semana e vemos o preço do kg ou até mesmo quando entramos em férias e planejamos uma viagem calculando a distância de nosso destino... 
            
      Essas medidas não foram algo tão natural desde o início, por trás  existe toda uma história. Em homenagem ao centenário do sistema métrico o jornal Correio do Povo, de 1978, fez uma grande reportagem sobre o assunto.
           
         A substituição do sistema de pesos e medidas de todo o império para o sistema métrico decimal foi um movimento conturbado. O novo sistema era instituído no Brasil pela Lei N.1.157, de 1862, e afirmava que a implantação seria de uma forma gradual, tendo em vista que, em 10 anos, ficasse estabelecido como a forma única de medida. 



   Para a facilitar a compreensão foram organizadas tabelas comparativas para conversões das medidas. Com a publicação dessas tabelas, Porto Alegre também teve em mãos o novo sistema métrico, mas que não foi bem recebido pela Cidade





O comércio continuava medindo as mercadorias com o antigo padrão. Como não existia nenhuma punição ou multa, o antigo padrão ainda prevaleceu durante 10 anos.

  Apenas em 1873, quando a Câmara de Porto Alegre recebeu um ofício que proibia a execução do sistema antigo e punindo os comerciantes que ainda utilizassem, esses começaram a se preocupar em aderir ao novo sistema e não mais fazer seus próprios padrões.

   O governo do Estado do Rio Grande do Sul exercia uma certa fiscalização no momento em que, em 1877, e no começo de 1878, mandava ofícios para a Câmara de Porto Alegre perguntando se as novas medidas tinham sido padronizadas. Podemos chegar à conclusão que foi um processo bem lento e foiram necessárias medidas  efetivas de fiscalização para que ocorresse a substituição do antigo sistema de medida.   






0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB