18 de nov. de 2014

ACERVO BIBLIOGRÁFICO: LIVROS DOADOS PELA EDIPUCRS (4)




Lições de História:da história científica à crítica da razão  metódica no limiar do século XX




    Este  é o segundo volume do projeto editorial Lições de história. O primeiro tem como subtítulo O caminho da ciência no longo século XIX, publicado em 2010.
     O objetivo desses dois volumes  é compensar a carência de bibliografia dos grandes filósofos e historiadores  traduzidos para a Língua Portuguesa, preocupação que  nasceu há 10 anos das dificuldades do ensino acadêmico e se materializou nas duas antologias de Lições de história. Este  segundo volume tem como  objetivo  fomentar o debate sobre a “crise do historicismo”,que vai do século XIX ao início do XX.
   O autor da Introdução ao segundo volume, Allan Megill, sintetiza:

“...o objetivo do historiador é assegurar dentro da consciência humana um conhecimento  do modo como as coisas eram,em face de um sempre crescente esquecimento.”

      (Introdução pg 37)

MALERBA,Jurandir. Org. Lições de História:da história científica   à crítica da razão
       metódica  no  limiar do século XX . Porto Alegre:FGV:EDIPUCRS,2013.






      Dicionário de História do Brasil


      Esta publicação nasceu  das fichas  de preparação  das aulas do professor Moacyr Flores,que, com o tempo evoluíram para verbetes sobre fatos históricos, historiadores e personagens  do processo histórico. Primeiramente, o autor  escreveu o Dicionário da História do RGS como ponto de partida para ampliar para a História do Brasil. A função do dicionário é iniciar uma pesquisa,resolver dúvidas imediatas, traçar um caminho  para  estudos mais aprofundados,é um facilitador por reunir informações abrangentes em uma única publicação.

    FLORES,Moacyr.Dicionário de História do Brasil.4.ed.ampl. e  atual.Porto Alegre:
          EDIPUCRS,2008.


As publicações aqui apresentadas foram recebidas da EDIPUCRS  para o acervo bibliográfico do AHPAMV e estarão disponíveis depois de  catalogadas. 


0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB