24 de set. de 2014

ACERVO BIBLIOGRÁFICO DO AHPAMV:LIVROS DOADOS PELA EDIPUCRS




















Retratos do Brasil


Esta publicação é resultado de um seminário realizado no CEB (Centro de   Estudos Brasileiros) da  Universidade de Salamanca, Espanha, em 2002. Os participantes, especialistas em diversas áreas, fazem uma análise bem abrangente da realidade multifacetada do Brasil,nos seus aspectos históricos, econômicos, políticos, sociais, literários e antropológicos. Em linguagem acessível, exploram os temas  da democracia como superação das desigualdades,dos direitos humanos formais e reais,da agenda social brasileira, do regionalismo,do nacionalismo,das etnias,da universalidade. O título é Retratos, apontando para  identidades plurais.

REIS, P. Elisa,ZILBERMANN. Organizadoras .Retratos do Brasil. Porto Alegre:EDIPUCRS,2004..
     







Alemães na Guerra dos Farrapos


Pesquisadora  de História de Gênero e Imigração Alemã, a  autora  conta, nesta publicação, a história  do recrutamento(muitas vezes violento) de imigrantes alemães como soldados da Guerra dos Farrapos. Segundo ela, foram cerca de 3000 imigrantes recrutados, divididos em dois grupos: 1-os mercenários -  com ideias liberais, treino de armas e postos de comando; 2-os colonos que desenvolveram a agricultura em minifúndios e o artesanato.

FLORES,Hilda Agnes Hübner. Alemães na Guerra dos Farrapos.         2. ed  revista e ampliada-Porto Alegre: EDIPUCRS,2008







Imigração italiana e catolicismo


  Beneduzi   examina as relações dos imigrantes italianos com a religião, com o projeto de Restauração Católica no RGS, considerando também a diversidade étnica, esta como fator de uma religiosidade diferente. O olhar do autor  desconstrói os clichês e estereótipos  a respeito do tema, desvendando as contradições da religiosidade e do poder da Igreja sobre os fiéis. É pelos costumes (vida sexual e bebedeiras) que os imigrantes  resistem,reagindo à padronização de comportamentos, à  rígida  normatização moral   imposta  pelo catolicismo. A pesquisa (“releitura da dissertação de mestrado”) é baseada em fontes orais e escritas.


BENEDUZI,Luis Fernando. Imigração italiana e catolicismo.              Porto Alegre: EDIPUCRS,2008.







A imagem do Terceiro Reich na Revista do Globo (1933-1945)

    Para quem considera (ava) a Revista do Globo como uma publicação leve, com informações sobre o cotidiano, arte e literatura, sem pretensões  políticas, é surpreendente a revelação de que o referido periódico tinha preferências e interesses nessa área. Fundada em 1929, foi uma publicação com predomínio literário no primeiro período-1929 a 1938-e seu mais famoso diretor foi Erico Verissimo,de 1932 a 1936.O  segundo período-1939-1947 foi marcado por um jornalismo mais abrangente. As avaliações da Revista  sobre Hitler e a Alemanha nazista mudaram  no período de 1933 a 1945.Uma das hipóteses sobre os motivos  dessa mudança seria o apoio  à política externa brasileira. Enquanto houve relações de cooperação entre a Alemanha e o Brasil, as opiniões da RG eram favoráveis a Hitler.Com o desgaste da colaboração e posterior alinhamento do Brasil à política norte-americana, a imagem do nazismo foi representada de forma negativa. Na verdade, a Revista apoiava  a  política externa do governo Getúlio Vargas.
     Um obra instigante que estimula o desejo de entender as relações entre a imprensa e a política.


DALMAZ,Mateus. A imagem do Terceiro Reich na Revista do Globo(1933-1945).Porto  Alegre:EDIPUCRS,2002







Fontes orais e historiografia -avanços e perspectivas


 Como parte da renovação em pesquisa histórica, podemos considerar  a utilização das fontes orais. Elas são cada vez mais  utilizadas desde 1970.O que a autora desta publicação examina é se o crescimento  do número de pesquisadores  que  se baseiam nas fontes orais  corresponde ao aprofundamento do método de pesquisa e do consequente avanço da historiografia.



PENNA, Regina Silva. Fontes orais e historiografia -avanços e             perspectivas. Porto Alegre:EDIPUCRS,2005.










Estas publicações  fazem parte de um conjunto de obras 

editadas pela EDIPUCRS  e doadas para o Arquivo Histórico 

de Porto Alegre  e  estarão  à disposição do público, após 

catalogação.












0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB