30 de abr. de 2014

Dia dos Trabalhadores

        
   Amanhã, primeiro de maio, é celebrado o Dia Internacional dos Trabalhadores. Conforme o site wikipedia, a data foi proclamada em razão do início de uma greve geral nos Estados Unidos e manifestação nas ruas na cidade norte-americana de Chicago em 1886 pela redução da jornada de trabalho. Os eventos que se seguiram motivaram a criação do Dia do Trabalhador. Com a chegada de imigrantes europeus no Brasil, as ideias de princípios e leis trabalhistas vieram junto e, em 1917, houve uma greve geral. Em 1925, com o fortalecimento da classe operária, o dia 1º de Maio foi declarado feriado pelo presidente Artur Bernardes.

   Aqui no Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, encontra-se o acervo documental do sindicalista Francisco Xavier da Costa que teve grande influência no meio político no nosso estado do Rio Grande do Sul, no início do século passado,sendo o primeiro operário a ocupar o cargo de vereador na história política de Porto Alegre

    Abaixo apresentamos a imagem do jornal “ A Democracia” editado por ele em 1907, com uma reportagem sobre a manifestação ocorrida no dia primeiro de maio daquele ano,aqui em Porto Alegre.








0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB