26 de mar. de 2014

ANIVERSÁRIO DE PORTO ALEGRE:26 DE MARÇO

        Hoje, 26 de março de 2014, é o aniversário da nossa querida  Porto Alegre!

     Nesse dia e mês no ano de 1772, nossa Cidade foi fundada! Na época, a denominação do território era Freguesia  de São Francisco do Porto dos Casais. Durante esse período, mudou várias vezes de nome, tendo tido as seguintes denominações: Porto de Viamão (século XVIII), depois Porto do Dorneles, em seguida Porto de São Francisco dos Casais e, finalmente, Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre. 


    Conforme o site Porto Web, “A cidade passou por lutas sangrentas para se firmar como capital, por isto em sua bandeira está escrito “Mui Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre”. "Banhada pelo Lago Guaíba, a Cidade tem como padroeira  N. Sª dos Navegantes, daí ser feriado local o dia 2 de fevereiro, quando ocorrem muitas cerimônias de fé, tanto por terra quanto por água.”


     Aqui, no Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Velhinho, onde são guardados os documentos que registram e contam a história da Cidade, encontra-se um exemplar do livro de Sérgio da Costa Franco, intitulado Porto Alegre, Ano a ano; Uma cronologia histórica; 1732 a 1950, em que é relatada a criação da Cidade.






1 comments:

Cabreira disse...

Excelente livro, Sérgio da Costa Franco, uma enciclopédia humana quando se trata da nossa história.

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB