6 de nov. de 2013

A História de Porto Alegre em Livro

                 


   Além dos documentos guardados no Arquivo Histórico de Porto Alegre,existe um pequeno acervo bibliográfico de apoio, que pode referenciar fontes primárias e,assim, apontar caminhos de pesquisa. Sobre a história de Porto Alegre, podemos destacar,entre outros, o livro ( registro de palestras de curso homônimo) Porto Alegre em destaque-história e cultura.
                A   abordagem inicia com as origens de Porto Alegre e passeia por diversos temas e  épocas, desde a origem e fundação da  Cidade até  a mídia e os principais times de futebol.
        
        Antes do povoamento português as margens e ilhas do lago Guaíba eram habitadas por índios guaranis,que viviam em aldeias,reunidos em clãs sob a chefia de um pajé ou morubixaba
Assim escreve Moacyr Flores (pg.11)

   Hilda Agnes Hübner Flores  escreve sobre a situação da mulher  na Porto Alegre do século XIX:

     A vida cultural era muito pobre. A remuneração do professor,sempre tragicamente insuficiente, afastou os homens em busca de atividades mais lucrativas para manter a família. Sobrou para a mulher abraçar esta profissão, condizente com sua missão de educadora. Lecionar era como educar a prole alheia. (pg .130)
   
      Sobre habitação, escreve Carlos Riella:

   A construção da segunda vila operária beneficiava os trabalhadores da indústria. Surge a Vila dos Industriários ou Vila do IAPI (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários),nos moldes das moradias construídas para os associados do IAPTC...

            A leitura desse livro nos  oferece um painel de Porto Alegre desde o século XVII,passando pelo crescimento, progresso e urbanização até o século XX. Na “orelha “, Moacyr Flores sintetiza  o sentimento de nostalgia de uma cidade mais humana:

       Às vezes penso que vou encontrar o poeta Mario Quintana procurando as ruas por onde não andou. As ruas de Porto Alegre por onde andei,mudaram,não são mais as da minha memória.
        
 
  
    






   
   DORNELLES,Beatriz(org.).Porto Alegre em destaque-história e cutura.Porto                      
             Alegre:EDIPUCRS,2004.







0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB