15 de ago. de 2013

O Arquivo Vai à Escola: uma parceria do AHPAMV com a SMED

       
  Neste segundo semestre, um novo projeto do Programa de Educação Patrimonial está sendo realizado: O Arquivo vai à escola: Detetives investigadores e defensores do patrimônio.

  A possibilidade deste encontro na escola permite ressignificar o espaço escolar a partir do conceito  patrimônio, melhorando seu cuidado, ao mesmo tempo em que um novo olhar sobre o patrimônio do bairro é estimulado.

   O Projeto é uma parceria com a SMED, protagonista das ações educativas nas comunidades menos atendidas por equipamentos culturais.Tem como objetivo sensibilizar para as questões de patrimônio, apoiando a formação de atitudes de cuidado com bens patrimoniais permitindo também:
- perceber a importância do documento como patrimônio de memórias coletivas;
- conhecer formas de restauração e conservação documental;
- identificar bens patrimoniais da escola;
- expandir o olhar para o patrimônio do bairro;
- estimular a leitura;
- identificar a biblioteca com espaço cultural.

   A atividade se propõe a utilizar a biblioteca das escolas,inovando a   hora do conto, pois utiliza como recurso um livro de iluminuras e um grande pergaminho.Assim, a apropriação destes conceitos e reconhecimento do universo dos bens documentais se dá em outro espaço que não a sala de aula. A biblioteca é também um espaço de guarda de patrimônio:o livro,produto cultural da civilização moderna e repositório de conhecimentos universais, podendo garantir paralelo com a instituição Arquivo, cuja missão é a guarda de documentos.


 Foram agendadas 47 atividades em 14 escolas municipais. A seguir, algumas imagens dos encontros já realizados nas escolas Ana Íris do Amaral, Judith Macedo de Araújo e Mario Quintana.






    Para ler mais sobre o projeto O Arquivo Vai à Escola,acesse  o 

link da SMED no site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?reg=2380&p_secao=1



0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB