12 de nov. de 2012

DOCUMENTOS USADOS NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 5



Saberes populares e Plantas medicinais brasileiras


    Será possível fazer o encontro dos documentos guardados no Arquivo Histórico e os saberes difundidos ao longo dos séculos sobre plantas medicinais ligados às culturas tradicionais? Um estudo dos jornais do século dezenove nos mostra as antigas tradições com plantas medicinais estudadas por laboratórios “muito avançados” no mundo.


      A foto acima é um anúncio dos Pharmaceuticos de S. A. I. o Príncipe Napoleão. Podemos ver plantas brasileiras compondo seus preparados e fórmulas especiais, cujos poderes medicinais são parte da cultura do país, se incorporando aos muitos saberes populares que representam bens imateriais das comunidades locais.


As imagens acima se encontram no Jornal do Commercio, ano 1867, conforme vemos na foto a seguir.



   Na vivência lúdica Maga das ervas: a medicina da natureza e o patrimônio imaterial, estes documentos são trazidos por uma personagem que corporifica as antigas “feiticeiras”,cujo conhecimento do poder das ervas era seu domínio.



O encontro das crianças com esta personagem permite formar um entendimento sobre o conceito de patrimônio imaterial, uma vez que são trocadas informações sobre o uso que as famílias fazem das ervas na nossa Porto Alegre, a partir de objetos concretos como a documentação colocada num cenário com elementos referentes ao tema.

 Os projetos de Educação Patrimonial da Instituição estão disponíveis às escolas  e grupos gratuitamente. Informe-se pelos telefones 32197900 e 32898284.




0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB