8 de out. de 2012

DOCUMENTO HISTÓRICO:OBJETO DA EP 2




Documentos usados na educação patrimonial 2 –
cartografia





Planta dos limites urbanos de Porto Alegre em 1892 (sobre a PP de João Ahrons de 1896) – quadro parcial

      A localização dos chalés da estrada do Mato Grosso (hoje sede do Arquivo Histórico de Porto Alegre) nos permite iniciar, com as séries finais do ensino fundamental, uma ampla discussão de fontes históricas. É no projeto Cuidar para  não esquecer que, a partir da  leitura da planta acima, conhecemos a cidade do final do século XIX e agregamos fontes documentais diversas:



Para o Asilo  da mendicidade Ata da Câmara de Vereança, do dia 01 de maio de 1884 na qual  os vereadores decidem enviar representação ao governo geral pedindo a retomada  das obras do asilo da mendicidade sob a responsabilidade do Pe. Joaquim Cacique de Barros,que posteriormente receberá seu nome.



-->Para os prados: Revista do Globo mencionando a diversão primeira dos porto-alegrenses: as corridas de cavalos




  -->
Para o curtume ao lado dos chalés: os livros de impostos sob espécie de 1897 e 1899 onde estão relacionados os proprietários do curtume e o imposto pago.





-->
Para a Estrada de ferro Porto Alegre - Novo Hamburgo:  documento digital com imagens da antiga estação demolida em 1969 para construção do Viaduto da Conceição





-->
A estação pouco tempo antes da demolição



-->Para a redenção: livro contando a história do Parque Farroupilha antigo Campo da Redenção




-->
Para os chalés: dossiê de restauração 




-->
A apresentação desta variedade de fontes torna conhecida a responsabilidade de uma instituição como o Arquivo Histórico, permitindo entender a importância dos documentos para a construção da História que não é única, mas múltipla, dependendo sempre daqueles que,pela originalidade, se permitirem outros olhares e ousarem novas interpretações.

Os projetos de educação Patrimonial da instituição estão disponíveis as escolas e grupos gratuitamente.




0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB