21 de set. de 2011

O SANEAMENTO NA PORTO ALEGRE OITOCENTISTA

Considerando os trabalhos acadêmicos recebidos pelo Arquivo Histórico, é importante destacar a abordagem do tema saneamento na Dissertação de Mestrado Saberes históricos e práticas cotidianas sobre o saneamento:desdobramentos na Porto Alegre do Século XIX(1850-1900),de Vladimir Ferreira de Ávila, concluída em 2010.






Este estudo aborda, na primeira parte, os fundamentos históricos do saneamento,com base

na obra Ares,águas e lugares, de Hipócrates,que trata da influência do clima,da água e do meio sobre a saúde e a prevenção de doenças. Discorre sobre a história da higiene e do saneamento da Antiguidade até o século XIX.

Na segunda parte, o trabalho trata da influência do saber hipocrático no saneamento da Cidade, os agentes e os primeiros movimentos do saneamento e a evolução deste da limpeza para a higiene.

A terceira parte desenvolve a história das políticas públicas para o saneamento em Porto Alegre, as epidemias e as ações práticas. As preocupações fundamentais eram  ligadas à saúde coletiva, na prevenção das epidemias. Para isso, eram estudados os melhores lugares para despejos dos dejetos, feita a inspeção dos lugares quanto à salubridade e  dado o início da canalização das águas potáveis,executada pela Cia. Hidráulica Porto-alegrense.Dava-se ênfase às águas e aos lugares, aplicando os princípios de Hipócrates.











Como conclusão, o autor define o saneamento da Porto Alegre oitocentista como o “de prevenção às doenças de caráter epidêmico e das ações práticas exercidas em diferentes campos de atuação pelos seus também diferentes agentes”. Segundo ele, essas políticas tinham como base as teorias hipocráticas desenvolvidas na obra Ares,águas e lugares.




Esta dissertação é produto da pesquisa do autor em várias instituições, inclusive o AHPAMV.

 Algumas fontes consultadas nesta Instituição:

Documentos do Legislativo: Atas da Câmara de Vereadores( 1826 a 1900);

Código de Posturas Policiais (1829 a 1888);Construção e Melhoramentos do Município(1877 a 1930);Livro de Despesas da Câmara;Correspondência Expedida e Recebida pela Câmara;

Documentos do Executivo: Correspondência Recebida- Gabinete do Prefeito;

Leis: Leis, Decretos, Atos e Resoluções do Município de Porto Alegre; Mapas e Plantas do Município

Hemeroteca: Gazetinha-1891-96-97 e Jornal do Commercio -1867-68

Além desses documentos e jornais, foram consultados alguns livros referenciados na dissertação.







1 comments:

Cabreira disse...

Onde e como conseguir cópia deste material???

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB