8 de jul. de 2011

O Encontro do Passado com o Presente e o Futuro



    Estou hoje sentado no mesmo ambiente que foi minha sala de aula no início da década de 60,no então Grupo Escolar Apeles Porto Alegre- hoje Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho - que abrigou também,nos anos 20,meu pai e minha mãe,localizado defronte ao terreno onde fui gerado,bem próximo à casa Edos avós paternos.Ainda está no mesmo local e não muito distante da casa em que nasci.
    Muito próximo também, aos fundos ,o Colégio Santo Antônio onde estudei, que teve sua origem na casa da esquina da Rua Luiz de Camões (antiga 18 de Junho),com Av .Bento Gonçalves (antiga Estrada do Mato Grosso),no ano de 1903,e abriga hoje a Sociedade Espírita "Caminho da Luz", ali instalada desde 1932.
   A casa de meus avós maternos fica não muito distante,na Rua Gonçalves Ledo. A Escola Particular,da Professora Dona Elusa, na Rua Evaristo da Veiga,onde cursei meus primeiros anos primários,que foram a base sólida para meu caminho de aprendizado escolar.
     Assim que, hoje no século 21, desenvolvo,no AHPAMV,minha pesquisa,a coleta de dados,assessorado e orientado por funcionários atenciosos,dedicados e presentes,sempre auxiliando e acrescentando,com alguma obra do acervo,com o objetivo de valorizar o trabalho de buscar a memória da Cidade e do mundo.
      Registro desta forma, muito particular e pessoal, meu agradecimento a todos que são responsáveis pela abertura deste "tesouro" escondido no interior desta bela casa, preservada e tombada pela EPHAC e pela  sociedade desta Porto Alegre que hoje pesquiso e, em breve,estará nos  arquivos em forma de livro,para que outras gerações possam pesquisar onde pesquisei.

Um abraço a todos da equipe do AHPAMV

INVERNO-Julho de 2011



William Cunha Pupe

Arquiteto/Urbanista/Professor/Pesquisador




0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB