21 de jun. de 2011





SISTEMA DE ARQUIVOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE(SIARQ/POA)






...o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho
vem desenvolvendo projeto para reclassificação e reorganização da documentação
...


Dentro do Programa de Implantação do Sistema de Arquivos do Município de Porto Alegre (SIARQ/POA), instituído pelo Decreto Municipal nº 16.798, de 21 de setembro de 2010, o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho vem desenvolvendo projeto para reclassificação e reorganização da documentação permanente produzida e recebida pelo Executivo Municipal.

O período definido para o projeto tem início em 1892, quando, com a instalação da Intendência e por força da primeira Lei Orgânica do Município, o governo passa a ser exercido por um Intendente, o então nomeado Sr. Alfredo Augusto de Azevedo, findando em 1955, quando o Prefeito Manoel Vargas, através da Lei nº 1.413, de 11 de junho, promove uma grande reforma na estrutura administrativa do Município.

Neste processo de reorganização dos documentos, estão sendo redefinidos os fundos, ou seja, as unidades administrativas produtoras/recebedoras desses documentos.
A partir das competências dadas a essas unidades a cada alteração administrativa e do levantamento da documentação existente no período de sua vigência, independentemente de onde esteja localizada, está sendo definido o Plano de Classificação de Documentos – PCD.
O PCD será então aplicado a essa documentação, que sofrerá reclassificação e novo ordenamento, conforme arranjo a ser estabelecido para seu arquivamento. O arranjo obedecerá ao princípio da proveniência ou do respeito aos fundos.

Pretende-se, com esse arranjo dos documentos, dar visibilidade às formas de desenvolvimento do município, propiciadas por cada um dos gestores desse período.

Abaixo, reproduzimos o organograma da Secretaria da Intendência Municipal datado de 1894, no qual podem ser vistas as seções: Engenharia; Higiene e Assistência Pública; Estatística; Contabilidade; Pagadoria e Tesouraria, e a do Contencioso, com suas respectivas competências.




0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB