18 de mai. de 2011







PESQUISA X CONSERVAÇÃO
- um diálogo possível –


Toda instituição voltada para preservação de documentos históricos estabelece parâmetros para guarda e conservação de seu acervo. Toda instituição que toma a si a responsabilidade de preservar a história de uma comunidade tem como missão disponibilizar, divulgar, expor para o público esse manancial de conhecimento e informações.
O Arquivo Histórico de Porto Alegre, cumprindo seu papel de veículo para o conhecimento e exercício da cidadania, mantém um amplo e profícuo diálogo com diversos pesquisadores, atendendo desde o público infantil ao pesquisador renomado.
E, para garantir que esse diálogo continue fluindo ao longo dos tempos é que o Arquivo Histórico tem a preocupação de assegurar que seu acervo seja preservado.
As ações preventivas têm por base o estudo e diagnóstico da Instituição como um todo, analisando-se todos os fatores e agentes que causam deterioração. Os agentes destrutivos podem ser inerentes ao próprio papel, provocando sua autodegradação e por agentes extrínsecos, provocando danos de natureza física, química e biológica. Além desse agentes, um capítulo à parte como agente predador está o ser humano, capaz dos maiores atos de vandalismo,intencionais ou por desconhecimento.
Na época atual, existe uma maior conscientização das responsabilidades individuais e sociais, por isso o movimento que se estabelece entre o uso e a preservação de bens patrimoniais se torna possível, posto que tanto a Instituição quanto o usuário buscam o exercício da cidadania, auxiliando-se mutuamente na conservação e preservação do acervo documental, não permitindo que se perca o registro das trajetórias, dos desafios, dos símbolos, imagens e representações que permearam a construção social de sua comunidade.

Reserva técnica do Arquivo Histórico,com ambiente controlado




Ata do Centro Abolicionista



Capa do livro contendo a Ata de 07 set. 1884,do Centro Abolicionista





0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB