11 de nov. de 2010

A República e o Positivismo




É no mês de Novembro que comemora-se a Proclamação da República e o Dia da Bandeira, datas estas que são marcos na formação da identidade nacional e de seus símbolos.O projeto político da República e a criação dos símbolos nacionais, como a bandeira e o hino tiveram influência direta do Positivismo.

As idéias positivistas chegaram ao Brasil por volta de 1860, por intermédio de brasileiros que foram alunos de Auguste Comte, na França.Intelectuais como Benjamin Constant, Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes foram nomes expoentes da época, que fundaram a Sociedade Positivista.




A Doutrina Positivista, Filosofia Positivista, Religião da Humanidade assim denominada por seus simpatizantes têm profunda influência na fase de implantação da República Brasileira, pois atendia esta os anseios de modernidade desejados pelos idealizadores da república, servindo de oposição ao antigo regime que caía com o fim do governo de D. Pedro II.

O Arquivo Histórico de Porto Alegre possui em seu acervo a Coleção Privada da Capela Positivista, publicações que são parte do conjunto documental acumulado por simpatizantes do positivismo no estado e hoje depositados na Capela Positivista ,sita a Avenida João Pessoa. A documentação é composta de 576 peças documentais textuais impressos, bibliográficos contendo livros, folhetos, circulares e boletins. Nesta Coleção é possível encontrar publicações com temáticas especificas que discorrem sobre a simbólica data do 15 de Novembro e a criação da Bandeira Nacional com os dizeres "Ordem e Progresso", lema importante da doutrina de Auguste Comte.

0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB