Retratos do Brasil
Esta publicação é resultado de um seminário realizado no
CEB (Centro de Estudos Brasileiros)
da Universidade de Salamanca, Espanha, em
2002. Os participantes, especialistas em diversas áreas, fazem uma análise bem
abrangente da realidade multifacetada do Brasil,nos seus aspectos históricos,
econômicos, políticos, sociais, literários e antropológicos. Em linguagem
acessível, exploram os temas da
democracia como superação das desigualdades,dos direitos humanos formais e
reais,da agenda social brasileira, do regionalismo,do nacionalismo,das
etnias,da universalidade. O título é Retratos, apontando para identidades plurais.
REIS, P. Elisa,ZILBERMANN.
Organizadoras .Retratos do Brasil. Porto
Alegre:EDIPUCRS,2004..
Alemães na Guerra dos
Farrapos
Pesquisadora de
História de Gênero e Imigração Alemã, a autora conta, nesta publicação, a história do recrutamento(muitas vezes violento) de
imigrantes alemães como soldados da Guerra dos Farrapos. Segundo ela, foram
cerca de 3000 imigrantes recrutados, divididos em dois grupos: 1-os mercenários
- com ideias liberais, treino de armas e
postos de comando; 2-os colonos que desenvolveram a agricultura em minifúndios
e o artesanato.
FLORES,Hilda Agnes
Hübner. Alemães na Guerra dos Farrapos. 2. ed
revista e ampliada-Porto Alegre: EDIPUCRS,2008
Imigração italiana e
catolicismo
Beneduzi examina as relações dos imigrantes italianos
com a religião, com o projeto de Restauração Católica no RGS, considerando
também a diversidade étnica, esta como fator de uma religiosidade diferente. O
olhar do autor desconstrói os clichês e
estereótipos a respeito do tema,
desvendando as contradições da religiosidade e do poder da Igreja sobre os
fiéis. É pelos costumes (vida sexual e bebedeiras) que os imigrantes resistem,reagindo à padronização de
comportamentos, à rígida normatização moral imposta
pelo catolicismo. A pesquisa (“releitura da dissertação de mestrado”) é
baseada em fontes orais e escritas.
BENEDUZI,Luis Fernando. Imigração italiana e catolicismo. Porto Alegre: EDIPUCRS,2008.
A imagem do Terceiro
Reich na Revista do Globo (1933-1945)
Para quem
considera (ava) a Revista do Globo
como uma publicação leve, com informações sobre o cotidiano, arte e literatura,
sem pretensões políticas, é
surpreendente a revelação de que o referido periódico tinha preferências e
interesses nessa área. Fundada em 1929, foi uma publicação com predomínio
literário no primeiro período-1929 a 1938-e seu mais famoso diretor foi Erico
Verissimo,de 1932 a 1936.O segundo
período-1939-1947 foi marcado por um jornalismo mais abrangente. As avaliações
da Revista sobre Hitler e a Alemanha
nazista mudaram no período de 1933 a
1945.Uma das hipóteses sobre os motivos
dessa mudança seria o apoio à
política externa brasileira. Enquanto houve relações de cooperação entre a
Alemanha e o Brasil, as opiniões da RG eram favoráveis a Hitler.Com o desgaste
da colaboração e posterior alinhamento do Brasil à política norte-americana, a
imagem do nazismo foi representada de forma negativa. Na verdade, a Revista
apoiava a política externa do governo Getúlio Vargas.
Um obra
instigante que estimula o desejo de entender as relações entre a imprensa e a
política.
DALMAZ,Mateus. A imagem do Terceiro Reich na Revista do Globo(1933-1945).Porto Alegre:EDIPUCRS,2002
Fontes orais e
historiografia -avanços e perspectivas
Como parte da
renovação em pesquisa histórica, podemos considerar a utilização das fontes orais. Elas são cada
vez mais utilizadas desde 1970.O que a
autora desta publicação examina é se o crescimento do número de pesquisadores que se
baseiam nas fontes orais corresponde ao
aprofundamento do método de pesquisa e do consequente avanço da historiografia.
PENNA, Regina Silva. Fontes orais e historiografia -avanços e perspectivas. Porto Alegre:EDIPUCRS,2005.
Estas publicações
fazem parte de um conjunto de obras
editadas pela EDIPUCRS e doadas para o Arquivo Histórico
de Porto Alegre e estarão à disposição do público, após
catalogação.
editadas pela EDIPUCRS e doadas para o Arquivo Histórico
de Porto Alegre e estarão à disposição do público, após
catalogação.
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