6 de abr. de 2017

Exposição conta a história do lixo do século XIX que se tornou acervo arqueológico de Porto Alegre





O Arquivo Histórico Municipal Moysés Vellinho (Av. Bento Gonçalves,1.129,Bairro Partenon) realiza de 30 de março até 30 de junho a exposição Cacos, ciscos e immundicies: Porto Alegre conta-se através do lixo.. Nela o visitante vai conhecer o curioso percurso dos depósitos de lixo determinados pela Câmara de Vereadores no século XIX e que,um século mais tarde,deram origem a sítios arqueológicos,no centro de Porto Alegre, que  ajudam a desvendar o modo de vida das populações que aqui viveram  há quase dois séculos. 
As atas originais do século XIX, mapas e objetos arqueológicos compõem a exposição. A entrada é gratuita. A visitação é aberta ao público, podendo ser também agendada para grupos através do fone 3289.8269.
Nas primeiras décadas do século XIX, o lixo produzido na pacata Porto Alegre já era preocupação por parte do poder público. Viajantes como Saint Hilaire descrevem a sujeira recorrente tanto nos pátios das casas, como nas calçadas.
Em 1837, a Câmara estabelece dez áreas para depósito de lixo, trechos determinados na orla do Guaíba. Essas áreas foram aterradas posteriormente: Praça Paraíso - década de 1840; Largo da Forca,locais em frente ao antigo Mercado e onde hoje se localiza o Paço Municipal - década de 1850.
Mais de um século mais tarde, a arqueologia urbana em Porto Alegre redescobre o lixo do século XIX existente no subsolo do Centro Histórico, em razão de obras da própria Prefeitura.
Peças em louça, cerâmica, metal, couro, vidro e restos alimentares, entre outros, compõem uma riquíssima coleção originada das práticas de descarte tradicionais e das políticas públicas sobre o lixo no século XIX. Revelam-nos aspectos do cotidiano de seus habitantes do passado
Essa exposição foi desenvolvida no curso de Museologia da UFRGS e faz parte da programação da Virada Sustentável 2017.


SERVIÇO:
Atividade: Exposição Cacos, ciscos e immundicies: Porto Alegre conta-se através do lixo
Período: 30 de março A 30 de junho de 2017.
Horário de visitação: de segunda a sexta das 8h30min às 17h30min (sem fechar ao meio dia)
Local: Arquivo Histórico Municipal Moysés Vellinho (Av. Bento Gonçalves, 1.129, Bairro Partenon)
Realização: Secretaria da Cultura de Porto Alegre
Informações e agendamentos através do fone 3289.8269
ENTRADA FRANCA




0 comments:

Postar um comentário

 

© 2009AHPAMV | by TNB