Lições de História:da história científica à crítica da razão metódica no limiar do século XX
Este é o segundo volume do projeto editorial Lições de história. O primeiro tem como
subtítulo O caminho da ciência no longo
século XIX, publicado em 2010.
O
objetivo desses dois volumes é compensar
a carência de bibliografia dos grandes filósofos e historiadores traduzidos para a Língua Portuguesa,
preocupação que nasceu há 10 anos das
dificuldades do ensino acadêmico e se materializou nas duas antologias de Lições de história. Este segundo volume tem como objetivo
fomentar o debate sobre a “crise do historicismo”,que vai do século XIX
ao início do XX.
O autor da Introdução ao segundo volume,
Allan Megill, sintetiza:
“...o
objetivo do historiador é assegurar dentro da consciência humana um
conhecimento do modo como as coisas
eram,em face de um sempre crescente esquecimento.”
(Introdução pg 37)
MALERBA,Jurandir. Org. Lições de História:da história
científica à crítica da razão
metódica
no limiar do século XX . Porto
Alegre:FGV:EDIPUCRS,2013.
Dicionário de História do Brasil
Esta publicação nasceu das fichas
de preparação das aulas do
professor Moacyr Flores,que, com o tempo evoluíram para verbetes sobre fatos
históricos, historiadores e personagens do processo histórico. Primeiramente, o
autor escreveu o Dicionário da História
do RGS como ponto de partida para ampliar para a História do Brasil. A função
do dicionário é iniciar uma pesquisa,resolver dúvidas imediatas, traçar um
caminho para estudos mais aprofundados,é um facilitador
por reunir informações abrangentes em uma única publicação.
FLORES,Moacyr.Dicionário de História do
Brasil.4.ed.ampl. e atual.Porto Alegre:
EDIPUCRS,2008.
As
publicações aqui apresentadas foram recebidas da EDIPUCRS para o acervo bibliográfico do AHPAMV e
estarão disponíveis depois de
catalogadas.
0 comments:
Postar um comentário