Águas de Maio-A Grande Enchente de 1941- Vitor Minas
Em publicação intitulada Águas de Maio - A grande enchente de 1941, de outubro de 2011, Vitor Minas narra essa inundação no Rio Grande do Sul,principalmente, em Porto Alegre,onde a catástrofe assumiu maiores proporções para os 300.000 habitantes.
Na linha da reportagem histórica, o autor reconstrói os principais fatos daquele período, num mundo conturbado pela Segunda Guerra Mundial e num Brasil cerceado pelo Estado Novo. E analisa os vários lados de uma realidade multifacetada: a política nacional e internacional, a cultura e as artes,as consequências do excesso de chuva para a população, os personagens famosos que por aqui circularam.
Para enriquecer o texto, há depoimentos de porto-alegrenses de destaque que viveram a experiência. Entre eles, temos o jornalista Alberto André (já falecido) e o crítico de cinema Hiron Goidanich, o Goida (ainda vivo).
Durante a enchente, foi a primeira vez que o Correio do Povo deixou de circular. As pessoas andavam de caíque, a indústria e o comércio pararam. Os prejuízos foram imensos,mas a repercussão na imprensa internacional nem sempre foi fidedigna,pois chegaram a noticiar terremoto em Porto Alegre.
Este texto jornalístico é fruto de uma longa e minuciosa pesquisa em várias fontes, encontradas nas instituições como arquivos,bibliotecas e museus. As fotos, na sua maioria, pertencem à fototeca do Museu Joaquim José Felizardo, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Das outras fontes citadas, algumas são do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho,(também da Secretaria da Cultura)onde o autor consultou a Revista do Globo,o Correio do Povo, O Independente, os livros Porto Alegre-biografia de uma cidade e Aspecto gerais de Porto Alegre,entre outras fontes. É mais um exemplo de pesquisador que doa ao Arquivo Histórico o produto de suas pesquisas nesta e em outras instituições, com o objetivo de agregar publicações ao acervo existente, o que torna os pesquisadores,além de usuários, fontes de pesquisa.
0 comments:
Postar um comentário