O Arquivo Histórico de Porto Alegre atua também na formação profissional dos universitários, na medida em que coloca à disposição dos cursos de graduação atividades de apoio parapedagógico já reconhecidas pela comunidade acadêmica.
Incidir na formação continuada é tarefa dos projetos da Instituição, pois a possibilidade de vivenciar práticas educativas é de suma importância para a qualificação dos futuros profissionais formados por nossas universidades, cujo protagonismo deve ser apoiado por espaços culturais voltados ao cuidado com a cidadania.
Neste ano, ampliando esse trabalho, tivemos a satisfação de poder contribuir com uma das mais importantes instituições no que diz respeito ao exercício de refletir, junto à comunidade gaúcha, nossa identidade local. O Memorial do Rio Grande do Sul ( http://www.memorial.rs.gov.br/ ) realizou no Arquivo Histórico, no dia 29 de novembro, uma formação na área da Educação Patrimonial a pedido de Fábio Oliveira Sosa, historiador responsável pelos estagiários daquela instituição.
A formação tornou conhecido dos estagiários do Memorial o Programa de Educação Patrimonial do Arquivo Histórico, seus objetivos, sua metodologia de forma “a desenvolver conhecimentos e habilidades que forneçam subsídios para realização de atividades e projetos de Educação Patrimonial no espaço do Memorial do Rio Grande do Sul”, afirmou o historiador Fábio.
O Arquivo Histórico agradece ao Diretora do Memorial Sra. Leonor Baptista Schwartsmann o interesse em realizar este trabalho, pois a parceria entre esses espaços de memória é qualificação para ambas as instituições, refletindo nossa busca de melhor atender a comunidade porto-alegrense.
0 comments:
Postar um comentário